terça-feira, 25 de março de 2008

Terra Santa

Finalmente chega o dia...

Dentro de umas horas, estarei a embarcar rumo à Terra Santa. A viagem decorrerá de 26 de Março a 2 de Abril, motivo pelo qual farei uma pausa nas publicações no blog (será por muito boas razões, como compreendem!!!).

Prometo dar noticias, quando chegar...

segunda-feira, 24 de março de 2008

domingo, 23 de março de 2008

“E viu e acreditou”

“Então, entrou o outro discípulo que chegou primeiro ao sepulcro: e viu e acreditou. Pois ainda não tinham compreendido que, conforme a Escritura, Ele devia ressuscitar dos mortos”.

E viu que tudo aquilo que Jesus falara era verdade e que a verdade os libertava, como o vento dissipa as nuvens carregadas e limpa o pó que se acumula nos caminhos.

E viu que tudo aquilo que viveram com Jesus iluminava-lhes toda a vida, como o sol potente do meio-dia, como a lua cheia nas noites densas.
E viu que o Deus que Jesus revelara era realmente Pai, porque só um pai pode amar com um amor tão intenso como a pulsão da vida.

E viu que o que acontecera na praia, no dia da pesca milagrosa, tinha sido muito mais do que um convite a uma nova vida, mas a uma intimidade total com o Senhor, assim com o sal se confunde com a areia que costeia o mar.

E viu que aquilo que Jesus dissera sobre quem seriam os bem-aventurados da terra era uma nova lei, uma lei de amor que se anunciava tão forte e naturalmente como o tempo dá ao mundo seu ritmo, fazendo-o evoluir e ser, caminhar e crescer.

E viu que o pão multiplicado a partir do quase nada e distribuído ao povo que a Jesus seguia não era apenas comida, mas o anúncio do único e verdadeiro alimento, que fazia a comunhão de amor e presença entre os homens e seu Salvador, como se tivessem um só coração.

E viu que aquele nazareno que vivera com eles durante três anos, como andarilho e pobre, era plenamente homem, era plenamente Deus, e lhes revelara quem era e quem eram eles, assim como se revela um segredo e se entrega um tesouro, na gratuidade de uma paixão que não se explica.

E viu que a loucura da cruz não encerrava a utopia de um rei coroado de espinhos, com ceptro de vara, flagelado, injustiçado, traído, como as trevas escondem as lágrimas e a vergonha, como o silêncio abafa os soluços e os gemidos.

E viu que o túmulo aberto, os panos deixados, o sudário abandonado não eram obra humana, nem fruto maldoso do poder e da mentira, mas era o que ninguém havia bem entendido e, agora, nas primeiras horas daquele dia que seria para sempre o primeiro, se tornava claro e enorme, como um imenso céu aberto, sem fim, sem mácula.

Ele viu como nunca havia visto, porque seus olhos estavam completamente abertos pela verdade do Ressuscitado. Era como se fosse o primeiro dia da criação, porque a vida era nova, porque Deus misericordioso voltava a conversar com os homens no jardim do Éden, porque a morte perdera seu posto maldito e iluminava-se de eternidade.


E viu e acreditou.



Jesus Ressuscitado, Senhor da vida, tira a trave de nossos olhos incrédulos e faz com que vejamos o túmulo vazio e que, crendo completamente confiantes em Ti, corramos para anunciar aos irmãos que estás vivo no meio de nós.

sábado, 22 de março de 2008

O coelhinho da Páscoa

Tradução: “Pai, preciso da tua ajuda para encontrar onde fala sobre o coelhinho da Páscoa na Bíblia”

Qual é o seu primeiro pensamento quando te falam que a Páscoa está a chegar, sinceramente?
Pergunte isso pra qualquer criança, a resposta será essa: “Folar, doces, etc!”

Para a maioria das pessoas, a Páscoa é apenas mais um feriado ou apenas mais um dia pra comer chocolates… não há sentido!
Mas… e para nós, o que a Páscoa representa?
Para nós, crentes em Cristo, a Páscoa representa a grande vitória do Senhor Jesus sobre a morte, a redenção do pecador arrependido, a demonstração mais clara do amor de Deus pela sua criação. Essa é a Páscoa verdadeira…

Nessa data em que o povo de Israel lembrava a expiação dos primogénitos através do sangue de um cordeiro puro, Deus marcou e mudou para sempre a história da humanidade… o sacrifício perfeito e definitivo do cordeiro santo de Deus: Jesus Cristo, dá ao homem a segunda oportunidade… a oportunidade de ser chamado filho do Altíssimo!

Cristo, o Rei dos Reis, triunfou majestosamente sobre a morte… ressussitou e levou o Seu sangue para diante de Deus. Através desse sangue, hoje podemos declarar: Somos livres por causa da paixão de Cristo, já não há mais condenação!!!
Glórias a Jesus, o autor da Páscoa.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Tríduo Pascal

Quinta-feira

Dia em que celebramos a Última Ceia de Jesus com os seus amigos.

Durante ela Jesus instituiu a Eucaristia, que nos mandou repetir para O tornar presente no meio de nós. Encomendou esta tarefa aos Apóstolos, constituindo-os, assim, sacerdotes. Por isso, é também o dia do Sacerdócio.

Sexta-feira

Jesus leva a Sua Missão até ao fim: dá a Sua Vida, como testemunho supremo do Amor de Deus por nós.

A Sua Cruz ganha um valor único para a humanidade: é o Instrumento da nossa Redenção. Todo o nosso olhar estará centrado na Cruz de Jesus.

Sábado Santo – Solene Vigília Pascal

Nesta noite revivemos o que dá sentido ao nosso ser cristãos: Jesus venceu a morte. Ele é a nossa Luz que ilumina os nossos caminhos… Jesus é a nossa Vida! Damos largas à nossa Alegria. Entoamos Aleluias de Festa. Esta é a grande noite baptismal. Dela vive a nossa Fé.

quarta-feira, 19 de março de 2008

"Felizes os que escutam a palavra de Deus e a põem em prática." (Lc. 11, 28)

Que maravilha de pensamento!!!

O Bom Pastor

Uma ovelha encontrou um buraco na cerca e, por ele, escapou, satisfeita por ver-se, afinal, bem soltinha. Caminhou muito tempo e perdeu o caminho da volta para casa. Só então percebeu que o lobo faminto a seguia de perto.Correu, assustada, sempre perseguida pelo lobo. Felizmente, o pastor chegou a tempo de a salvar da fera. Levou-a para casa com muito carinho.E, apesar dos conselhos dos amigos que viram o facto, o pastor recusava fechar o buraco da cerca por onde a ovelhinha fugira.
(desconheço o autor)


Podemos retirar deste conto os seguintes (e outros) ensinamentos:

- Apesar dos conselhos dos amigos, o pastor recusou-se a fechar a ovelhinha. Esta já tinha aprendido por experiência que é preciso cuidado.

- Também Cristo, o Bom Pastor, nos apascenta nas boas pastagens, mas deixa-nos livres e nunca nos abandona.

- A liberdade é um grande dom. O importante é que as pessoas saibam ser responsáveis, utilizando-a para o bem. Somos livres para amar e servir.

Vai tu por mim

Um homem tinha o costume de dizer todos os domingos de manhã à sua mulher:
- Vai tu à igreja e reza lá por nós os dois.
Aos amigos dizia:
- Eu não preciso de ir à igreja: a minha mulher vai por nós os dois.
Uma noite, este homem teve um sonho. Encontrava-se com a sua mulher à porta do Paraíso e esperava para entrar.
Lentamente, a porta abriu-se e uma voz disse à sua mulher:
- Tu podes entrar pelos dois!
A mulher entrou e a porta fechou-se. O homem ficou tão assustado que acordou. Não contou a ninguém.
Mas quem ficou mais surpreendida foi a mulher quando, no domingo seguinte, ao chegar a hora da Missa, o marido lhe disse:
- Hoje vou à igreja contigo!

domingo, 16 de março de 2008

Domingo de Ramos

A Semana maior do ano inicia-se com o Domingo de Ramos onde a Paixão do Senhor ganha protagonismo. Acompanhamos os passos de Jesus, na versão de Mateus, para o lugar da sua morte, entre sofrimentos, desilusões, e uma morte apenas compreensível pelo seu fim redentor. Morrer para dar a vida. Morrer para acabar com o homem velho e dar sentido à Nova Aliança. Para todos nós trata-se de um convite à contemplação, na semana em que fazemos memória do mistério pascal de Jesus. É, ao mesmo tempo, tempo de luz e tempo de trevas. A trama da Paixão, segundo Mateus está marcada pelo Sal 22 (o martírio do Justo) e o oráculo de Is 53 (a condenação do servo de Javé) de que Jesus procura demonstrar o cumprimento em Cristo. Uma vez chegado a Jerusalém, Jesus começa a oferta de toda a sua existência. Depois da chegada jubilosa, eis que começa o processo de condenação. Para que se faça "a tua vontade", numa sequência que conduz até à morte e morte de cruz, a mais deplorável das condenações. Mas a tragédia do Gólgota fecha-se em Mateus, com uma mensagem de esperança. Na voz dos que se fazem presentes, surge um reconhecimento: na verdade, este homem era "Filho de Deus"…
Edições Salesianas

sexta-feira, 14 de março de 2008

1000 visitas!!!

Olá amigos. Pois bem, hoje foram atingidas as 1000 visitas ao blog.
Ao criá-lo, no final do ano passado, nunca esperava ter uma aceitação tão positiva e já com alguns "frutos" colhidos em tão pouco tempo. A todos os amigos que vão passando pelo blog: João Batista, Arnaldo, Kephas, Marta Silva, Celina, Yelva Toledo, Irina e Cristiano e todos os anónimos, que de alguma forma se vão deixando inquietar, tal como eu, pela mensagem salvífica de Jesus, o meu sincero MUITO OBRIGADA!!!

terça-feira, 11 de março de 2008

Google e Jesus

Encontrei no http://www.jc-etc.blogspot.com/ uma meditação interessante:


O Google com todo o seu conhecimento disse uma grande verdade, quando fazemos a pesquisa de imagens com a palavra Deus, ele podia sugerir Buda, Alá... mas não, ele diz para tentarmos Jesus. Faz como o Google experimenta Jesus também.

domingo, 9 de março de 2008

Deixa-te sentir...

"Escuto mas não sei
se o que oiço é silêncio
ou Deus

Escuto sem saber se estou ouvindo
o ressoar das planícies do vazio
ou a consciência atenta
que nos confins do universo
me decifra e fita.

Apenas sei que caminho como que
me é olhado, amado e conhecido
e por isso em cada gesto ponho
solenidade e risco."

Sophia de Mello Breyner Andresen

sábado, 8 de março de 2008

Perdão

Encontrei um texto muito bonito sobre a importância do perdão que não resisti a colocá-lo aqui:


Uma das palavras chaves da Quaresma é o perdão. Perdoar é uma possibilidade da alma que nos aproxima inacreditavelmente da capacidade de sermos como Deus. Não é ignorar um mal cometido, como se fosse fácil esquecer, sem mais, o facto de não termos dado amor como devíamos. Tem a ver com as nossas faltas de verdade e isso deixa marcas.

Mas perdoar tem a marca de um recomeço, de um continuar no caminho autêntico. É uma capacidade de integrar os lados escuros da Vida e fazer deles referências de luz e esperança. É ter na pele uma dor que já não quer voltar a ser sentida, mas antes acariciada.

As minhas experiências de perdoar e ser perdoado aumentam a minha verdade. Fazem acreditar que sou acreditado... e isso é muito consolador. Por isso, o tempo de Quaresma dá este espaço vital de aproximarmos a nossa verdade da luz de Deus, de sermos mais capazes de amor. E porque não a confissão? É a possibilidade de ter nas mãos muitas certezas...


Cabe na cabeça de alguém?!

Felicidade plena. Cabe na cabeça de alguém?!
Amor infinito. Cabe no coração de alguém?!
Alegria transbordante. Cabe na vida alguém?!
Entrega total. Cabe nas atitudes de alguém?!

Sim. Cabe. Cabe na cabeça de Jesus, cabe no coração de Jesus, cabe na vida de Jesus, cabe nas atitudes de Jesus.

E na minha?! Caberá?!


http://acreditarconfiarentregar.blogspot.com/

quinta-feira, 6 de março de 2008

A Ostra e a Pérola

"Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas."
Pérolas são produtos da dor; resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.

Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada NÁCAR. Quando um grão de areia a penetra, as células do NÁCAR começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas, para proteger o corpo indefeso da ostra.

Como resultado, uma linda pérola vai-se formando. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada...

Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Você já sofreu o duro golpe do preconceito? Já recebeu o troco da indiferença?

Então, produza uma pérola !

Cubra suas mágoas com várias camadas de AMOR.
Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de movimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, mágoas, deixando as feridas abertas e alimentando-as com vários tipos de sentimentos pequenos e, portanto, não permitindo que cicatrizem.

Assim, na prática, o que vemos são muitas "Ostras Vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor.

Um sorriso, um olhar, um gesto, na maioria das vezes, vale mais do que mil palavras.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Cartas reais para Deus escritas por crianças

(traduzidas do original em inglês)

1. Querido Deus, Eu não pensava que laranja combinava com roxo ate que eu vi o pôr-do-sol que Você fez terça- feira. Foi demais! Eugene
2. Querido Deus,Você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente?Norma
3. Querido Deus,Em vez de deixar as pessoas morrerem e ter que fazer outras nova por que Você não mantêm as que já tem.Jane
4. Querido Deus,Quem desenha as linhas em volta dos paises?Nancy
5. Querido Deus,Eu fui a um casamento e eles se beijaram dentro da igreja. Tem algum problema com isso?Neil
6. Querido Deus,Obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu orei por um cachorrinho.Joyce
7. Querido Deus,Choveu o tempo todo durante as nossas ferias e como meu pai ficou zangado! Ele disse algumas coisas sobre você que as pessoas não deveriam dizer, mas eu espero que você não vá machuca-lo.Seu amigo (mas eu não vou dizer quem eu sou)
8. Querido Deus,Por favor, me mande um pônei. Eu nunca te pedi nada antes,Bruce
9. Querido Deus,Eu quero ser igualzinho ao meu pai quando eu crescer, mas não com tanto cabelo no meu corpo.Sam
10. Querido Deus,Eu penso em você de vez em quando, mesmo quando não estou orando.Elliott
11. Querido Deus,Eu aposto que e muito difícil para você amar a todas as pessoas no mundo. Na nossa família tem só quatro pessoas e eu nunca consigo...Nan
12. Querido Deus,De todas as pessoas que trabalharam para você, eu gosto mais de Noé e David. Rob
13. Querido Deus,Meus irmãos me falaram sobre nascer de novo, mas soa muito estranho. Eles estão só brincando, não e?Marsha
14. Querido Deus,Se Você olhar para mim na igreja domingo, eu vou te mostrar meus sapatos novos. Mickey
15. Querido Deus, nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical nós aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia. Sinceramente,Donna
16. Querido Deus,Eu não acho que alguém poderia ser um Deus melhor que você. Bem, eu só quero que saiba que não estou dizendo isso porque você já é Deus.Charles
17. Querido Deus, talvez Caim e Abel não matassem tanto um ao outro se eles tivessem o seu próprio quarto. Isso funciona com o meu irmão.Eddie

Fonte: http://www.pastordouglas.com.br/

segunda-feira, 3 de março de 2008

Retiro... Reflexões

Olá amigos...

Em primeiro lugar, muito obrigada pelas mensagens que me enviaram.

Quanto ao retiro, correu muito bem. Saí de Barcelos, por volta das 7h40, cheguei ao Porto, por volta das 9h30. Éramos um grupo pequenino: eu, a irmã Gorete, a irmã Nazaré, a Ana de 15 anos (mas com uma forma de pensar já muito adulta), a Vânia de 25 anos (irmã da Ana) e a Mariana de 22 anos...

Da parte da manhã, começamos com uma oração na capela, e o texto das Bem-Aventuranças (que foi o tema do nosso retiro) foram passadas apresentações de Power Point e vídeos com reflexões e cânticos e, depois do lanche tivemos um momento de pausa, de uma hora, em que sozinhas fizemos uma reflexão e uma oração pessoal, partindo do ponto de como é que o Senhor quer que eu viva e como é que Ele quer que eu viva para que também possa ser santa nos dias de hoje...

Depois do almoço, enquanto as outras colegas foram ajudar as irmãs nas tarefas domésticas, eu fui conversar um pouco com a irmã Nazaré. Foi uma conversa muito enriquecedora: foi-me explicado o carisma do Instituto, falou-me um pouco dos fundadores, e apresentado um pouco do modo de vida e as etapas pelas quais passa uma jovem que pretenda entrar para a vida religiosa na comunidade... Além de tudo isto, falei sobre mim, sobre como Deus entrou na minha vida, como vai a minha caminhada, etc...

Terminada a conversa, voltamos ao grupo que nos esperava, e fomos visualizar mais um vídeo, sobre São Paulo e sobre os fundadores: o Bem-Aventurado Tiago Alberione, Tecla Merlo.
Após visualizarmos este vídeo e conversarmos um pouco, foi-nos proposta a elaboração de uma carta a Jesus, em que Lhe falando-lhe ao coração, Lhe abriríamos o nosso. Esta oração pessoal, foi partilhada, após a VISITA (ao Santíssimo Sacramento) como que de forma conclusiva...

Este retiro foi rico em silêncio e meditação, como aliás a Quaresma predispõe. No entanto, sábado notei dificuldade em calar-me e deixar Deus falar... Foi difícil, sair do silêncio vazio, para o silêncio de escuta da vontade de Deus... Penso que só lá chego com o tempo (seria muito pretensioso de minha parte esperar que acontecesse logo na primeira vez). Fica-me o consolo de saber que gostei muito do Instituto e que me identifiquei com a sua espiritualidade, quem sabe se não passa por lá o meu caminho?