terça-feira, 10 de junho de 2008

10 de Junho - Dia do Anjo

Olá Pessoal!

Hoje (dia 10) é um dia muito importante para mim e não poderia passá-lo da melhor maneira: dentro de 4 horas estarei de partida para Fátima. Vou lá passar grande parte do dia. A chegada a Barcelos está prevista pelas 19h...

8 comentários:

Anónimo disse...

Dia do Anjo?...Sofia acredita em Anjos?nasci a 7 de Maio de 1986...qual é o meu?
O que Maria tem a ver com Anjos?Maria é mãe biologica de Jesus?
ela subiu ao céu?foi arrebatada?ela é lado feminino de Deus?Nao conheço muito sobre a história de Maria...**e um bom regresso a Barcelos,em Barcelos conheço um pouco da Pousa :)*

Alma peregrina disse...

Olá Margarida:

Sim, a doutrina católica inclui a crença em anjos. Temos o Arcanjo Rafael do livro de Tobias. O Arcanjo Gabriel da Anunciação a Maria no Evangelho segundo S. Lucas. E o Arcanjo Miguel no Apocalipse.

Também temos os anjos que anunciam a Abrãao que ele terá um filho, os anjos que avisam Loth da queda de Sodoma e Gomorra, os anjos que aliviam a fome de Jesus depois de 40 dias no deserto...

S. Paulo traça uma hierarquia de anjos, a qual foi completada pelos escritos do Pseudo-Dionísio Areopagita (o teólogo que mais se debruçou sobre o assunto). Esta hierarquia seria, por ordem crescente de importância: anjos-arcanjos-principados-virtudes-potências-dominações-tronos-querubins-serafins.

No Antigo Testamento tem particular importância o Anjo do SENHOR (que há quem diga que era Jesus, o Filho, antes de encarnar). Este Anjo do SENHOR falou a Moisés na Sarça Ardente. E lutou contra Jacob, mudando-lhe o nome para Israel.

Também não nos podemos esquecer da tradição hebraica segunda a qual Satanás e os demónios são anjos que se revoltaram contra Deus. Satanás aparece várias vezes na Bíblia: a Serpente do Éden, o Tentador do Livro de Job, o Diabo que tenta Jesus no Deserto, o Dragão do Apocalipse.



Deste modo, sim, a crença em anjos é doutrina oficial da Igreja. Os anjos são criaturas (ou seja, foram criados por Deus como qualquer um de nós). No entanto, são criaturas puramente espirituais, sem existência material. São também imutáveis, pelo que a rebeldia dos demónios contra Deus deu-se logo no princípio do universo e não mais terminará. De igual modo, os anjos bons nunca se revoltarão. Deus usa estes anjos bons como intermediários entre nós e Ele.

Os anjos têm poderes que nós não possuímos, mas nós também temos atributos que os anjos não têm. Deste modo, é preciso fazer a distinção entre anjos e homens. Particularmente, é preciso desmentir a crença generalizada segundo a qual uma pessoa que morre se torna num anjo. Uma pessoa que morre tem uma alma humana que é diferente da alma de um anjo. São criaturas diferentes.





Basicamente, segundo a tradição da Igreja, todos nós temos um anjo da guarda. Esse anjo tem como função proteger-nos e auxiliar-nos na nossa peregrinação espiritual neste mundo. Esta crença não tem base bíblica, mas provém da tradição.

Agora, o que não tem cabimento é transformar (como acontece muito por aí), a crença nos anjos em superstição. Sobre isso recai a noção de que podemos atribuir um nome ao nosso anjo e comunicar livremente com ele.

Como o nosso anjo da guarda é uma criatura como nós e é um ser individual e irrepetível, de nada importa saber a data do nascimento. O teu anjo da guarda, Margarida é, simplesmente, o anjo que te recebeu como missão. Não podes conhecê-lo nem saber o seu nome, mas podes rezar-lhe a pedir protecção.




Ora a peregrinação a Fátima da Sofia tem a ver com as celebrações do Anjo de Portugal. No dia 10 de Junho é celebrado, juntamente com o Dia de Portugal, o Dia do Anjo de Portugal.

Na Bíblia, é referido que o Arcanjo Miguel é o protector de Israel. Este facto, aliado à tradição dos anjos da guarda, fez com que se desenvolvesse a crença segundo a qual cada país teria, também, o seu anjo da guarda. O anjo da guarda de Portugal é... o Anjo de Portugal (cujo dia se celebra hoje).

A peregrinação a Fátima tem a ver com as aparições. Antes de Nossa Senhora de Fátima aparecer aos pastorinhos, estes receberam 3 aparições de um anjo. Esse anjo identificou-se como o Anjo de Portugal.

Alma peregrina disse...

Relativamente a Maria (se ainda tiveres paciência para ler, claro):

Maria NÃO é o lado feminino de Deus. Deus é um só, uma só essência dividida pelas 3 pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. De entre os humanos, apenas Jesus é Deus. Maria não é Deus.

Maria é um ser humano. Todavia, é um ser humano muito especial.

Segundo o Dogma da Imaculada Conceição, Maria nasceu sem pecado original. Ou seja, Maria foi a única humana (exceptuando Jesus) que não experimentou uma tendência para o pecado. Maria NUNCA pecou.

Precisamente por causa disto, Maria foi escolhida por Deus para conceber virginalmente o Filho na pessoa de Jesus Cristo. Daqui advém o título Theotokos "Mãe de Deus". Ou seja, Maria é mãe biológica de Jesus. Mas, mais importante, Maria é mãe espiritual de Jesus, porque concebeu pelo Espírito Santo e não pela carne.

Segundo o Evangelho de S. João, quando Jesus foi crucificado, estavam presentes Maria e S. João Apóstolo. Jesus disse a Maria: "Eis o teu filho!" e disse a João: "Eis a tua mãe!"
Neste gesto, Maria foi dada como Mãe aos discípulos de Jesus.
Ou seja, Maria é Mãe da Igreja e de todos aqueles que pertencem à Igreja. Maria é minha mãe, é tua mãe e é mãe da Sofia.
Maria foi a única mulher que recebeu o Espírito Santo no Dia de Pentecostes, confirmando assim o seu título de Mãe da Igreja. Ela não foi dada como mãe somente a S. João, mas a todos os discípulos.

Segundo reza a tradição, Maria foi viver com S. João e com ele acabou os seus dias. Quando terminou a sua vida terrena, Maria foi elevada ao Céu, em corpo e alma. Isto porque alguém que não foi maculado pelo pecado original não podia sofrer morte. A morte é (relembre-se) uma consequência do pecado original cometido por Adão e Eva. O pecado original (e a sua consequência mortal) foram herdados por todos os membros da espécie humana, excepto por Maria.
Isto chama-se Dogma da Assunção.

É preciso reiterar que Maria é uma humana como nós. Ela não pôde subir ao Céu por ela própria. Ela não subiu ao Céu, ela foi elevada ao Céu. Foi Deus Quem efectuou o milagre, não Maria. Existe uma diferença entre "subir ao Céu" (forma activa) e "ser elevado ao Céu" (forma passiva).

Também devido à sua natureza humana, Maria não é capaz de fazer milagres por si própria. Ela pode, isso sim (e tal como os anjos), interceder por nós.

O racional por detrás desta intercessão é a de que Maria, os anjos e os santos se encontram num lugar mais próximo de Deus do que nós. Maria, devido à sua natureza imaculada, ocupa um lugar especialmente próximo de Deus. Por outro lado, Maria e os santos estão (pela sua condição humana) também muito próximo de nós. Como tal, nós podemos pedir-lhes que intercedam por nós a Deus. As orações deles chegarão a Deus mais rapidamente e convincentemente que as nossas, devido aos seus lugares privilegiados.

Outra justificação para a eficácia da intercessão de Maria encontra-se nos relatos das bodas de Canãa. Segundo esses escritos, Maria pede a Jesus que ajude os noivos, uma vez que o vinho acabou. Jesus (que ainda não tinha iniciado o seu ministério), responde-lhe: "Que tenho com isso? A minha hora ainda não chegou!"
Ainda assim, Maria diz aos criados: "Fazei tudo o que Ele vos disser!" E Jesus transforma água em vinho. Ou seja, Jesus efectuou um milagre (antecipando inclusivé a "Sua hora") por intercessão de Maria.



Espero ter ajudado alguma coisa
;)

Abraços em Cristo e bom Dia do Anjo!!!

Anónimo disse...

Gostei de ler e lia lia muito mais...Tambem gostava de ler os seus romances LOL,era giro se um dia nos encontar-mos num hospital,vou precisar de pessoas superiores a mim que me dêm muito apoio e que falem sobre estas coisas,parece seguro na comprensao do que é Ser Humano.Tambem gostava de perceber a diferença de uma alma masculina e feminina...sabe como explicar isso?*
PS:nao percebi os anjosmaus revoltar se ao ate ao fim do Universo?como pode criar algo que se revolte e mau?nso percebo.*e Obrigada pelas palavras.

Alma peregrina disse...

Cara Margarida:

Tentarei responder às questões por ti colocadas, mas antes quero fazer algumas ressalvas.
Eu não sou superior a ti. Sou um ser humano extremamente limitado e pecador. Procuro santificar-me através do estudo das coisas divinas, do trabalho, da oração e da proclamação da Boa Nova aos meus irmãos. Se tu me ajudas a tornar-me numa pessoa melhor, então tu és superior a mim. Qualquer coisa que eu te possa oferecer empalidece ante o dom da santidade que tu me dás (que é o dom da comunhão com Deus, com o Amor, com a Razão, com o Bem).

De igual modo, não compreendo melhor o Ser Humano do que tu.
Eu enveredei pela Biologia porque, de facto, a temática do Ser Humano me fascinava. Eu queria saber tudo sobre ele. Mas, à medida que o tempo foi passando, notei que a Biologia não conseguia conter em si a grandeza deste assunto. O Ser Humano transcendia, por algum motivo, a simples Biologia. De igual modo, a Psicologia, a Antropologia e a Sociologia não conseguiram colmatar totalmente essas falhas. Virei-me para a Filosofia e, finalmente, para a Teologia. Só aqui encontrei o pleno cumprimento do Ser Humano, como imagem e semelhança de Deus.
Todavia, penso que estas minhas tentativas enfermam de grandes limitações. O Ser Humano não se aprende. Vive-se. Nesse sentido, talvez tu saibas mais sobre o Ser Humano do que eu.

De qualquer das formas, se algum dia nos cruzarmos, terei todo o prazer em ajudar-te. Espero, desinteressadamente, que me retribuas o favor. Engraçado… na sequência da reflexão anterior, cheguei à conclusão que a amizade é a troca de humanidade entre humanos. Deste modo, a amizade é uma das melhores formas de conhecer o Ser Humano. Dar-te-ei aquilo que tenho, que é a minha amizade.

Agora, quanto às questões:



a)Anjos maus.

Como eu já disse, os anjos são criaturas imutáveis. Um dos tais atributos humanos que os anjos não possuem é a capacidade de evoluir. Os humanos são temporais e, como tal, podem mudar. Os anjos são eternos.

Quando, no princípio, Deus criou os anjos, estes escolheram imediatamente entre ser maus ou bons. Os anjos maus revoltaram-se contra Deus e assim permanecerão para sempre. Os anjos bons continuaram por Deus e assim persistirão.

Como são imutáveis, é impossível que os anjos maus se arrependam, tal como é impossível que os anjos bons se corrompam.



b)Como é possível a Deus criar anjos maus?

Esta é uma das questões teológicas mais complexas… e se compreenderes isto muito provavelmente perceberás qualquer temática da nossa religião. É importante notar que, além do Bem e do Mal, existe uma terceira entidade: a Liberdade. A Liberdade é a capacidade de escolher entre o Bem e o Mal.

Deus criou tudo bom. Aliás, no relato da criação do Génesis, é repetido várias vezes: “Deus criou xxxxxx e Ele viu que xxxxxx era bom”.

Deus, de igual modo, criou os humanos e os anjos bons. Todavia, também os criou LIVRES. Ou seja, Deus podia ter-nos criado a todos como robots, zombies, escravos sem cérebro que obedecessem cegamente a todas as suas ordens.

Mas Ele não fez assim. Porque Deus é Amor. O Amor não procura dominar. Procura dar-se. O Amor não procura impor-se. Procura ser aceite. Procura educar, compadecer-se, comunicar, salvar, compreender, comungar…

Deus criou os humanos e os anjos bons e livres. Os humanos (e alguns dos anjos), escolheram o Mal, no exercício da sua liberdade.

Surge então a questão: Se Deus nos criou a todos bons, por que ficamos maus? Só escolhe o Mal quem é mau, não quem é bom! Se nós escolhemos o Mal, não podíamos ser bons! Se nós fôssemos bons, escolheríamos o Bem, ainda que sendo totalmente livres! Se nós usamos a nossa liberdade para o Mal, então é porque somos maus! Logo, Deus criou-nos maus!

A forma de sair deste círculo vicioso é pensar no Bem e no Mal em relação a Deus.
O Bem é seguir Deus.
O Mal é rejeitar Deus.

Ou seja, o Bem e o Mal não existem. Não são nada mais do que o Sim e o Não a Deus (respectivamente).

Como Deus criou tudo bom, então rejeitar Deus é introduzir a maldade no Mundo. Mas aí, a culpa não é de Deus. Afinal, Deus, sendo Amor, não impôs que nós o escolhêssemos. Deus quer que nós o escolhamos, mas não obriga.

Uma vez que os humanos e alguns anjos rejeitaram Deus, eles tornaram-se maus. Simples. Deste modo, Deus criou-nos todos bons, mas livres de escolher o mal.

Aliás isto é muito bem ilustrado pelo episódio da tentação de Adão e Eva. Nestes escritos, a Serpente tenta os nossos antepassados referindo: “Se vós comerdes deste fruto, sereis como deuses…”
Ou seja, Adão e Eva (e os demónios) procuraram ser deuses. Este pecado é recorrente na Bíblia e mesmo nos nossos dias. Se eles procuraram ser deuses, é porque rejeitaram o mundo tal como Deus o havia criado. Acharam que conseguiam fazer melhor (ou isso foi apenas uma desculpa para eles procurarem mais poder). Como Deus criou o mundo bom, os humanos e os anjos que o rejeitaram criaram, eles próprios, a maldade.

Não foi Deus Quem criou a maldade. A maldade é a ausência de Deus. Deus não pode criar a Sua própria ausência. Apenas os homens e os anjos o podem fazer, expulsando Deus dos seus corações.

A diferença entre os anjos maus e os homens é a de que os anjos são imutáveis e os humanos não. Ou seja, os anjos tiveram apenas uma oportunidade para escolher e vão permanecer nessa escolha para sempre. Os humanos podem oscilar entre o bem e o mal. Ora escolhem um, ora o outro, conforme as circunstâncias.

Ainda bem, porque se houve ALGUNS anjos que escolheram o Mal, também houve ALGUNS que escolheram o Bem.
Por outro lado, TODOS os humanos escolheram o Mal. Os humanos têm uma tendência para o Mal, que se denomina “pecado original”. Portanto, é quase certo que qualquer humano escolheu o Mal em algum momento da sua vida. Até a Madre Teresa de Calcutá. Se nós fôssemos imutáveis, estaríamos todos condenados. Como nós temos a possibilidade de evoluir, podemos redimir-nos dos nossos pecados passados. Podemos, durante a nossa vida, compensar as nossas faltas. Podemos salvar-nos. Os anjos maus nunca terão essa capacidade.




c)Diferença entre “alma masculina” e “alma feminina”.

Penso que não percebo esta tua questão. Acho que a ALMA não tem sexo, o que tem género é o nosso SOMA (corpo) e, consequentemente, a nossa PESSOA (soma + alma).

Quando Deus criou o Homem, segundo reza Gn 1, Ele criou o Homem à Sua imagem e semelhança. Mas não criou só o Homem à Sua imagem e semelhança. Criou o Homem, enquanto homem e mulher. Assim sendo, ser homem e ser mulher são duas formas diferentes de possuir a mesma imagem e semelhança de Deus.

No entanto, isto não significa que não exista “masculinidade” ou “feminidade”. A Igreja é muito impopular por defender que homens e mulheres são diferentes. Esta impopularidade resulta do facto de as pessoas terem uma visão míope segundo a qual atribuir diferenças aos dois géneros é uma discriminação. Ora, a Igreja não pretende imiscuir-se no campo dos direitos civis. Uma mulher tem os mesmos direitos que um homem. Ponto final. No entanto, existe uma forma de se ser “masculino” e uma forma de se ser “feminino”.

Estas duas formas de ser não podem ser diferentes em dignidade, porque ambas são equivalentes e complementares. Não é por seres mulher que és inferior a mim. És apenas diferente. Se não fosses, não seria possível que tu fizesses casal com um homem, porque a união biológica entre um homem e uma mulher parte do pressuposto da complementaridade (que implica uma diferença).

A forma “feminina” está associada, de facto, a certas virtudes como a ternura, a maternalidade, a humildade, a tolerância, o amor. A forma “masculina” está, por sua vez, associada à acção, à sabedoria, à força e à perseverança. Isto não significa que não existam mulheres com características masculinas ou homens com características femininas.
Ora, a Igreja não pode prescindir destas categorias, porque estas estão imbuídas na construção da eclesiologia (o ramo da teologia que trata sobre a Igreja). Segundo S. Paulo, Cristo é um noivo e a Igreja é a sua noiva. Deste modo, nós somos chamados a ser femininos diante de Deus. Todavia, somos também estimulados a mudar o Mundo, espalhando a Boa Nova. Ou seja, devemos ser femininos para Deus, mas masculinos para o Mundo. E isto vale tanto para homens como para mulheres.

Se quiseres saber mais sobre a visão que a Igreja traça sobre a Mulher, podes ler a carta apostólica do Papa João Paulo II: Mullieris dignitatem.

http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_15081988_mulieris-dignitatem_po.html


Espero ter ajudado…
**********



PS: Por favor, não me trates por “você”. Trata-me por tu. Somos todos mais ou menos da mesma idade e eu não sou digno de tamanhas honrarias.

Alma peregrina disse...

Para terminar, se quiseres compreender bem o Ser Humano, sugiro-te que leias o poema "If" de Rudyard Kipling

Anónimo disse...

Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta a vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!";

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!

**

Alma peregrina disse...

Linda tradução, mas prefiro a versão original.
*****