segunda-feira, 3 de março de 2008

Retiro... Reflexões

Olá amigos...

Em primeiro lugar, muito obrigada pelas mensagens que me enviaram.

Quanto ao retiro, correu muito bem. Saí de Barcelos, por volta das 7h40, cheguei ao Porto, por volta das 9h30. Éramos um grupo pequenino: eu, a irmã Gorete, a irmã Nazaré, a Ana de 15 anos (mas com uma forma de pensar já muito adulta), a Vânia de 25 anos (irmã da Ana) e a Mariana de 22 anos...

Da parte da manhã, começamos com uma oração na capela, e o texto das Bem-Aventuranças (que foi o tema do nosso retiro) foram passadas apresentações de Power Point e vídeos com reflexões e cânticos e, depois do lanche tivemos um momento de pausa, de uma hora, em que sozinhas fizemos uma reflexão e uma oração pessoal, partindo do ponto de como é que o Senhor quer que eu viva e como é que Ele quer que eu viva para que também possa ser santa nos dias de hoje...

Depois do almoço, enquanto as outras colegas foram ajudar as irmãs nas tarefas domésticas, eu fui conversar um pouco com a irmã Nazaré. Foi uma conversa muito enriquecedora: foi-me explicado o carisma do Instituto, falou-me um pouco dos fundadores, e apresentado um pouco do modo de vida e as etapas pelas quais passa uma jovem que pretenda entrar para a vida religiosa na comunidade... Além de tudo isto, falei sobre mim, sobre como Deus entrou na minha vida, como vai a minha caminhada, etc...

Terminada a conversa, voltamos ao grupo que nos esperava, e fomos visualizar mais um vídeo, sobre São Paulo e sobre os fundadores: o Bem-Aventurado Tiago Alberione, Tecla Merlo.
Após visualizarmos este vídeo e conversarmos um pouco, foi-nos proposta a elaboração de uma carta a Jesus, em que Lhe falando-lhe ao coração, Lhe abriríamos o nosso. Esta oração pessoal, foi partilhada, após a VISITA (ao Santíssimo Sacramento) como que de forma conclusiva...

Este retiro foi rico em silêncio e meditação, como aliás a Quaresma predispõe. No entanto, sábado notei dificuldade em calar-me e deixar Deus falar... Foi difícil, sair do silêncio vazio, para o silêncio de escuta da vontade de Deus... Penso que só lá chego com o tempo (seria muito pretensioso de minha parte esperar que acontecesse logo na primeira vez). Fica-me o consolo de saber que gostei muito do Instituto e que me identifiquei com a sua espiritualidade, quem sabe se não passa por lá o meu caminho?

4 comentários:

Arnaldo disse...

Ola! Pela primeira vez acedo ao teu blog! Parabéns! Devemos utilizar os meios que Deus colcocou à disposição do Homem para continuarmos o seu projecto de amor, inacabdo, no seio da humanidade. Pelo que percebi, estás em discernimento vocacional num dos ramos da família paulista! Gostaria de trocar impressões contigo sobre este mistério de comunhão ao qual somos chamados! Unidos na oração! até breve!

sofia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sofia disse...

Olá Arnaldo... Sê bem-vindo a este espaço que também é teu. Percebeste bem, realmente estou em caminhada para tentar escutar a vontade, de Deus para a minha vida e, ao mesmo tempo, caminho para ter coragem de aceitar essa vontade (que por vezes é o mais dificil)... Também gostava muito de falar contigo. Gosto de conversar com quem partilha comigo os mesmos gostos e (pelo que entendi) buscas de algo mais... Peço-te, se não te importares, que o façamos por e-mail, é que não tenho tido muita disponibilidade de tempo para vir ao blog.
O meu e-mail é: jesusmylord@portugalmail.com

Podes escrever para lá, falarei contigo com muito gosto...

Um abraço

Sofia

Anónimo disse...

entao e as orações finais ??