quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Aristides, o Grande...

A propósito do lançamento do Museu virtual sobre Aristides de Sousa Mendes (http://mvasm.sapo.pt/), que recomendo a visita:

Foi grandioso o nosso Cônsul Aristides de Sousa Mendes, mas nunca foi devidamente reconhecido por Protugal. Católico convicto, não hesitou em salvar pessoas de outra religião. "Prefiro estar com Deus contra os homens que com os homens contra Deus", justificava.

Ao contrário, em várias partes do mundo várias foram as homenagens prestadas a esse grande português que sozinho salvou mais de 30 000 pessoas durante a II Grande Guerra.

- Em 2004, data do seu cinquentenário, 30 cidades celebram a memória de Aristides de Sousa Mendes.

- Nos jardins do Museu do Holocausto de Jerusalém, existe uma ala, que se chama a Ala dos Justos, na qual estão plantadas 12 mil árvores em memória dos 12 mil homens e mulheres até hoje encontrados, que salvaram judeus durante a II Guerra Mundial. Entre todas essas árvores, existe uma, mais alta do que as outras, que tem o nome de Aristides de Sousa Mendes.

- Para as autoridades do Yad Vashem - Museu do Holocausto de Jerusalém, Aristides de Sousa Mendes é o homem que, individualmente, mais vidas humanas salvou, como se sabe, cerca de 30 mil, das quais mais de 10 mil judeus.

Acabou por ser punido pela sua desobediência a Salazar e a 3 de Abril de 1954 morre «pobre e desonrado», no Hospital da Ordem Terceira, em Lisboa...

2 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Isso é que chamamos de "fazer a sua parte". Ele não conseguiria salvar todos. Mas fez o seu papel, e salvou muitos.
Aprendamos com o exemplo.

Confessionário disse...

Suponho que és a Sofia!
Enviaram-me este comentário:

"SOFIA JAWIEN disse...
OI PESSOAL, ACHEI FANTASTICA A IDEIA DO QUADRAGÉSIMA.COM? SERIA POSSIVEL ALINHAR NA INICIATIVA? O MEU BLOG É www.viacristo.blogspot.com"

Por isso vim a correr.
Caso não te passem a corrente da quadragésima, podes sempre deixar a tua frase que identifica a tua relação com Deus no meu espaço, na "frente de Maria", que foi criada para aqueles que não têm blogue ou a quem não chegar a corrente.
Beijinhos